Luciano Paz: “PMA zerou a fila de pacientes com catarata”

Saúde
13/10/2015 18h34

O secretário Municipal de Saúde, Luciano Paz, concedeu entrevista à Ilha FM e respondeu a todos os questionamentos relacionados à pasta que está gerindo na Prefeitura Municipal de Aracaju. Na oportunidade, Luciano apresentou um dado bastante positivo para a administração: em menos de 15 dias, durante um mutirão, a Secretaria de Saúde conseguiu “zerar a fila” de pacientes com catarata. Outra medida positiva anunciada pelo gestor é a implantação de prontuários eletrônicos em toda a rede de Saúde do município.

Questionado sobre os problemas antigos de médicos que não cumprem a carga horária nas unidades de Saúde, Luciano foi enfático ao dizer que “os médicos podem até alegar que salários estão abaixo do mercado, mas eles se submeteram a essas condições e carga horária quando fizeram o concurso público. As pessoas tinham o serviço público como um bico e nós estamos mostrando que não é".

Em seguida, o gestor trouxe um dado bastante positivo para a administração do prefeito João Alves Filho. “Em um mutirão recente nós zeramos a fila de pacientes com cataratas que tínhamos na secretaria", disse o auxiliar, acrescentando que também foi positiva a campanha da SMS para reduzir o tempo de espera para os agendamentos de procedimentos nas unidades de Saúde. “De um montante aproximado de 150 mil procedimentos agendados, nós conseguimos cancelar 56%, referente a pessoas que tinham exames e consultas marcadas, mas que não compareceram para confirmar".

Outra notícia apresentada por Luciano Paz para os radialistas Jailton e Magna Santana foi sobre a implantação do prontuário eletrônico na rede municipal. “Estamos implantando o prontuário eletrônico nas nossas unidades, onde estamos instalando computadores nos consultórios e farmácias das unidades. Vamos informatizar todo o atendimento".

Um ouvinte chegou a participar do programa para reconhecer os méritos de Luciano Paz e da administração como um todo, destacando a reabertura da UTI Pediátrica do Hospital Santa Isabel. “Estamos celebrando o Outubro Rosa e eu tenho outra notícia muito positiva: estamos recuperando aquele mamógrafo que estava esquecido pela gestão anterior na caixa e estamos preparando ele para começar a atender a população no Hospital Nestor Piva, na Zona Norte da capital”.

“Já temos eletrocardiogramas nos dois hospitais municipais e vamos ampliar para mais três unidades para zera a fila desse exame", anunciou Luciano Paz, que enfatizou a importância da população participar da administração. "A população tem que participar e denunciar para que as providências sejam adotadas", disse, destacando que, em média, por final de semana, os hospitais municipais estão realizando 1,4 mil procedimentos.

Política

Questionado sobre projetos políticos, Luciano Paz disse que "não tenho pretensão ou ambição política, não sou filiado a partido político e quando falo de política com o prefeito João Alves é preocupado com ele. Minha vinculação política é o prefeito. Sou técnico e atuo no segundo nível, auxiliando o gestor. Ninguém sabe no dia de amanhã, mas hoje eu estou focando em ajudar o prefeito João Alves fazendo o possível na Saúde de Aracaju".